
Iniciativa que busca viver em um mundo com florestas: conservando a biodiversidade, garantindo os serviços ecossistêmicos necessários para a manutenção da vida, praticando a agroecologia, nos ajudando mutuamente com o intuito de promover um futuro melhor. Acreditamos que não há futuro sem as florestas, sem elas não teremos um clima equilibrado no planeta, água e os nossos diretos humanos garantidos. Queremos uma economia construída a partir das populações que convivem com as florestas e que contrapõe a perversa indústria extrativa que grila, desmata, cria gado e minera. Incentivamos com ferramentas tecnológicas e democráticas uma agricultura que respeite a vida, a cultura e garanta a segurança e a soberania alimentar para comunidades e povos. Fazemos isso com a nossa participação em projetos socioambientais sem fins lucrativos e por meio de consultorias, com a difusão de tecnologias sociais e a criação novas de soluções a partir das realidades, oportunidades e conhecimentos locais promovendo o fortalecimento de laços comunitários.

O que fazemos?
Agroecologia, integrando ciência, tecnologia e os movimentos sociais
Divulgamos e produzimos notícias, reportagens, campanhas, relatórios e outras mídias elaboradas por nós, pelos movimentos sociais e organizações comprometidas com os direitos humanos e com a conservação da natureza.
Atuamos por meio da popularização da ciência, e da construção participativa de soluções para enfrentar conflitos socioambientais. Valorizamos as práticas de convivência com os ecossistemas naturais e de melhoria das condições de vida.

áreas de atuação
Soluções tecnológicas
- Restauração ecológica agroecológica e recuperação de nascentes e mata ciliares
- Sistemas agroflorestais agroecológicos
- Sistemas integrados de horta com a criação de pequenos animais.
- Diagnósticos rurais participativos
- Análise do solo e de água
- Plano de manejo orgânico
- Certificação orgânica participativa
- Pastagem racional e bem-estar animal
- Adubação verde e bioinsumos
- Acesso justo à cadeia de produtos não madeireiros e da sociobiodiversidade
- Fortalecimento do Agroextrativismo
- Comunicação digital e produção audiovisual
- Coordenação e facilitação de processos formativos, materiais didáticos e paradidáticos.

Como você pode começar…
Aceitamos sua doação!
Podemos contar a sua doação para algum projeto coletivo em que estamos envolvidos. Aceitamos também doações de mudas de árvores nativas ou apoio na divulgação do nosso trabalho. Veja aqui qual é a nossa prioridade nesse momento!
Contrate nossos serviços
Seu sonho é plantar seu próprio alimento? Seu interesse é recuperar uma mata ciliar ou uma nascente na sua propriedade? Você pretende implantar uma agrofloresta? Gostaria de se integrar à cadeia de produtos da floresta e apoiar a sociobiodiversidade?
Amplie seus conhecimentos e sua rede.
Participe de um dos nossos laboratórios colaborativos. Este é um convite para se conectar com outras pessoas com o mesmo interesse que o seu. Um chamado para você se transformar e contar com uma rede de apoio ao seu projeto.

Comunicação
Últimas notícias
- Afinal, qual o verdadeiro ganho com a COP na Amazônia?A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), principal espaço global sobre política climática e desenvolvimento sustentável, está acontecendo pela primeira vez no Brasil — e justamente na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Mas e daí? Afinal, qual poderá ser o maior legado da COP30 em Belém?Continuar lendo “Afinal, qual o verdadeiro ganho com a COP na Amazônia?”
- APA Costa Itacaré Serra Grande terá seu Plano de Manejo revisado com participação social.A APA Costa Itacaré Serra Grande está localizada no litoral da Bahia e abrange uma vasta área de Mata Atlântica, que apresenta características únicas e um elevado grau de endemismo de espécies da biodiversidade e um crescimento desordenado da área urbana. Esta região enfrenta constantes pressões imobiliárias devido a projetos de construção de moradias eContinuar lendo “APA Costa Itacaré Serra Grande terá seu Plano de Manejo revisado com participação social.”
- PRONARA: antes de mais nada, um avançoO mês do meio ambiente terminou com um marco importante: o compromisso do governo Lula com a redução do uso de agrotóxicos. Sendo o Brasil um dos maiores consumidores desses produtos no mundo, era urgente uma ação governamental capaz de coordenar a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Desde 2011, a Campanha Permanente ContraContinuar lendo “PRONARA: antes de mais nada, um avanço”

Você também quer um futuro com floresta?
Estamos em busca de parcerias!
