Dia nacional da Agroecologia: nossa homenagem também vai para Ana Primavesi.

O dia nacional da Agroecologia é comemorado no Brasil sempre no dia 3 outubro. Essa data foi escolhida pelo Congresso Nacional em janeiro de 2018 em comemoração e homenagem à Ana Maria Primavesi que nasceu em 3 de outubro de 1920. Primavesi segue sendo estudada e homenageada Brasil afora, por ter espalhado muitas sementes da Agroecologia por aí.

                No episódio do Pod Cast Chá com Agroecologia, em homenagem à Ana Primavesi e ao dia da Agroecologia, as Agroecólogas Gabriela Pazello e Mariana Mota trazem um conjunto de princípios, ancestralidade, feminismo e um pouco da biografia de Primavesi. Considerada a difusora dos conhecimentos agroecológicos no Brasil, Primavesi possui uma trajetória de vida de 100 anos de caminhada, aprendizados e ensinamentos.  Segundo Gabriela, “ela foi incentivada ainda na Universidade a estudar e reconhecer a vida do solo, como um organismo vivo”.

                Segundo Mariana Mota, Primavesi, incentivava a experimentação, a intuição e utilizava outras metodologias de trabalho em campo. Lançou o seu primeiro livro na década de 1960, mesma época da introdução do pacote tecnológico da revolução verde no campo. Como mulher, Primavesi foi uma lutadora, uma das poucas mulheres do curso de agronomia, enfrentou o machismo imposto pela revolução verde.   Primavesi dizia “Solo sadio, ser humano sadio”. O ser humano está junto com o meio ambiente, como um agente potencializador da qualidade do solo.     

Escute aqui o programa especial do Pod Cast Chá com Agroecologia, dedicado em homenagem à Ana Primavesi, com a participação de duas mulheres egressas do curso superior em Tecnologia em Agroecologia.

Pod Cast Chá com Agroecologia é uma iniciativa dos alunos e professores do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA do curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília – IFB, Campus Planaltina.

No Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto do MST, em Lagoinha –SP, Primavesi também foi homenageada emprestando seu nome a uma escola rural. Segundo Mariana Pimental Pereira, historiadora, camponesa, e estudante de especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”, a Escola Popular de Agroecologia Ana Maria Primavesi é uma organização social e popular que busca uma construção da Agroecologia nos territórios de Reforma Agrária no Vale do Paraíba.

Foto: divulgação MST

A iniciativa reúne educadores populares com formação técnica que contribuem para a Agroecologia e para o desenvolvimento da cadeia produtiva das frutas nativas da Mata Atlântica na Região, por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs. Para saber mais sobre a cadeira produtiva das frutas da Mata Atlântica na região e o envolvimento da Escola assista este vídeo.

Para conhecer mais sobre Ana Maria Primavesi, seus ensinamentos e seu acervo, acesse o portal dela. A imagem em destaque é o recorte de uma imagem maior. Você pode ver a imagem toda lá 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: